domingo, 29 de setembro de 2024

NOMEAÇÃO | 0011/2024 | NOMEAÇÃO DOS VIGÁRIOS EPISCOPAIS

 

 

DIOCESE DE ROMA
 
DOM ANTONIO CARDEAL GIUSEPPE
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
VIGÁRIO GERAL DA DIOCESE DE ROMA 


NOMEAÇÃO DOS VIGÁRIOS EPISCOPAIS 


       A Igreja particular de Roma, possuí duas regiões episcopais (Trevi e Monti). Essas regiões existem para melhor atender as necessidades do clero e do povo de Deus dessas localidades.
         Sendo assim, fazendo-se necessário a nomeação de Vigários Episcopais para nos ajudar nessa missão. No oficio de vigário geral da diocese de Roma DECRETO a nomeação dos vigários episcopais:

Art. 1. O Eminentíssimo Dom Luiz Ferreira Cardeal Oliveira, nomeado vigário episcopal de Trevi;

Art. 2. O Eminentíssimo Dom Ermesson Sampaio Cardeal Pacelli, nomeado vigário episcopal de Monti.

         Os Srs. Cardeais, desde do momento da publicação desta nomeação começam a exercer seus respectivos ofícios  com todos os direitos e obrigações de tal encargo.
         Sem mais nada a constar, rogo a Deus pela intercessão da Bem Aventurada Virgem Maria, que os ajude nesta missão.
 
 
Dado e passado na cúria da Diocese de Roma aos vinte e nove dias do mês de Setembro, no Ano do Senhor de dois mil e vinte e quatro.
 
 

Antonio Cardeal Giuseppe

______________________________________

Vigário-Geral da diocese de Roma

 




PROVISÃO CANÔNICA | 0010/2024 | REITORIA DO PONTIFÍCIO SEMINÁRIO ROMANO

 

DIOCESE DE ROMA
 
DOM ANTONIO CARDEAL GIUSEPPE
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
VIGÁRIO GERAL DA DIOCESE DE ROMA 
 
 
NOMEAÇÃO PARA O PONTIFÍCIO SEMINÁRIO ROMANO NOSSA SENHORA DA CONFIANÇA
 
 
     Por meio da bula papal "SACERDOTES NOVI" se cria o pontifício seminário romano sob o patrocínio de Nossa Senhora da confiança. E se faz necessário dentro do seminário a presença do reitor e vice-reitor, que são padres que devem além de administrar o seminário devem zelar pela qualidade da formação repassada aos seminaristas.
      Vendo a vacância na reitoria do nosso Seminário, olho para os Reverendos Renan e Igor, a qual visualizamos os dotes necessários para cumprir tal oficio.  
     Assim, no encargo de vigário geral da diocese de Roma, NOMEIO para o pontifício seminário romano:
 
Art. 1: Rev. Padre Renan, nomeado reitor do pontifício seminário romano
 
Art.2: Rev. Padre Igor, nomeado vice-reitor do pontifício seminário romano
 
     Entre em vigor a parti da publicação desde decreto e com prazo indeterminado até que se mande o contrario. Os nomeados devem emitir a profissão de fé e o juramento de fidelidade, conforme orienta o código de direito canônico. Que esta
     Sem mais nada a constar, rogo a Deus pela intercessão da Bem Aventurada Virgem Maria, que os auxilie nesta missão confiado a vós.
 
 
Dado e passado na cúria da Diocese de Roma aos vinte e nove dias do mês de Setembro, no Ano do Senhor de dois mil e vinte e quatro.
 
 

Antonio Cardeal Giuseppe

______________________________________

Vigário-Geral da diocese de Roma

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Região Episcopal de Trevi

 

 Diœcesis Urbis
VIGARIATO EPISCOPAL DE TREVI

Vigário Episcopal: 

Basílica de São Pedro(Nomeado pelo Santo Padre)
Cardeal-Arcipestre: Dom Antonio Cardeal Giuseppe.

Basílica de São Paulo Fora dos Muros(Nomeado pelo Santo Padre)
Cardeal-Arcipestre: Dom Albert Teles Cardeal Montini.

Igreja Santos Anjos (Diaconia de Nossa Senhora das graças)
Cardeal-titular: Dom Kauã Silva Cardeal Alves

Paróquia Nossa senhora das dores 
Cardeal-titular: Dom Albert Teles Cardeal Montini
Pároco: Pe. Flávio Wojtilla
Vigário-Paroquial: Diácono Joaquim

Provisão Canônica | 009/2024 | Diácono Joaquim



Diœcesis Urbis

DOM VICTOR MAURINO CARDEAL SANTANA 
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
VIGÁRIO GERAL PARA A DIOCESE DE ROMA

PROVISÃO CANÔNICA 
009/2024

Aos diletos filhos espalhados por todo o orbi romano, de modo particular, o Diácono Joaquim, saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    «Em atenção aos ditames do Código de Direito Canônico, no uso de minhas atribuições como Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma, considerando as últimas determinações constantes nas nomeações diocesanas e a necessidade pastoral que se apresenta a esta Sé, havemos por NOMEAR o Diácono Joaquim, para o ofício de Vigário da Paróquia Nossa Senhora das dores, no território da Diocese de Roma, em particular na Região Episcopal de Trevi.

O Rev.mo deverá, com zelo e prudência:

1. Ajudar o pároco em todo o ministério paroquial;
2. Substituí-lo se necessário, de acordo com o direito;
3. Referir regularmente ao pároco as iniciativas pastorais programadas e assumidas, de modo que o pároco e o vigário estejam em condições de assegurar, com empenho comum, o cuidado pastoral da paróquia, da qual são conjuntamente responsáveis;
4. Ser ponte para o encontro das pessoas com Jesus Cristo por meio da acolhida, do diálogo, da confiança e por Juízos serenos e objetivos;
5. Cultivar a afabilidade, a hospitalidade, os relacionamentos francos e fraternos com as pessoas sempre pronto a compreender, perdoar e consolar;
6. Promover as vocações em sentido amplo e específico, empenhando-se na orientação e acompanhamento dos candidatos;
7. Executar em virtude do ofício, tudo que lhe atribui o Direito Canônico e as determinações oriundas da Sé Diocesana;
8. Em tudo isso, o Vigário Paroquial tenha o sublime modelo de Cristo servidor e confie na assistência do Espírito Santo.

    Esta provisão deverá ser tornada pública na cerimônia de apresentação, a fim de que a maior parcela do povo de Deus tome conhecimento de suas letras. A celebração poderá ser presidida pelo Vigário Episcopal da respectiva Região ou por outro sacerdote expressamente designado pelo ordinário local, como por exemplo o pároco da comunidade. Esta cerimônia deverá ser realizada obrigatoriamente durante uma Celebração Eucarística e deverá ser registrada em ata, assinada pelas autoridades eclesiásticas presentes e anexada aos arquivos diocesanos, onde se encontram os registros da chancelaria, e uma cópia armazenada nos arquivos da Paróquia.

Esta provisão é válida até não mandarmos o contrário. Revoguem-se todas as disposições que dizem o contrário.

Recomendamos o pastoreio deste nosso irmão, com o rebanho presente nesta comunidade, ao patrocínio da Beatíssima Virgem Maria, concebida sem pecado, para que ilumine sempre o reto caminho a ser seguido e fortaleça o desenvolvimento do trabalho evangelizador.  

Dado e passado em Roma, na sede deste vicariato geral, aos onze dias do mês de setembro de dois mil e vinte e quatro do ano da graça do Senhor.

✠ Victor Maurino Cardeal Santana 
Vigário-Geral

Pe. Flávio Wojtilla,
Chanceler do Bispado

Provisão Canônica | 008/2024 | Pe. Flávio Wojtilla

 

Diœcesis Urbis

DOM VICTOR MAURINO CARDEAL SANTANA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
VIGÁRIO GERAL PARA A DIOCESE DE ROMA

PROVISÃO CANÔNICA 
008/2024

Aos diletos filhos espalhados por todo o orbi romano, de modo particular, o Pe. Flávio Wojtilla, saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    «Em atenção aos ditames do Código de Direito Canônico, no uso de minhas atribuições como Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma, considerando as últimas determinações constantes nas nomeações diocesanas e a necessidade pastoral que se apresenta a esta Sé, havemos por NOMEAR o Rev.mo Pe. Flávio Wojtilla, para o ofício de Pároco da Paróquia Nossa senhora das dores, no território da Diocese de Roma, em particular no Vigariato Episcopal de Trevi.

O Rev.mo deverá, com zelo e prudência:

1. Cuidar para que a Palavra de Deus seja devidamente anunciada e os fiéis leigos de sua comunidade tenham acesso à instrução nas verdades da fé em homilias quotidianas e em momentos catequéticos;
2. Cuidar para que a Santíssima Eucaristia seja o centro da comunidade Paroquial;
3. Empenhar-se na celebração dos Sacramentos, na divulgação da oração em família, bem como na participação ativa da sagrada Liturgia;
4. Organizar a Liturgia de tal modo que, não apenas não se introduzam abusos, mas seja devidamente preparada e com zelo celebrada;
5. Esforçar-se no ofício do Bom Pastor, procurando conhecer os fiéis entregues a seus cuidados, visitando as famílias, participando de suas angústias e dores, confortando-os, e corrigindo com prudência os que falharam;
6. Reconhecer e promover a parte própria que os fiéis leigos têm a missão da Igreja; incentivar suas associações, movimentos; cooperar com Bispo, com os Presbitério e com os fiéis em espírito de comunhão e participação, para que todos possam sentir-se membros da Igreja Católica e Apostólica;
7. Representar a paróquia em todos os negócios jurídicos, e cuidar de seus bens;
8. Aplicar pelo povo as missas, e comunicar ao povo;
9. Executar em virtude do ofício, tudo que lhe atribui o Direito Canônico e as determinações oriundas da Sé Diocesana.

    Esta provisão deverá ser tornada pública na cerimônia de posse, a fim de que a maior parcela do povo de Deus tome conhecimento de suas letras. A celebração poderá ser presidida pelo Vigário Geral de Sua Santidade para a Diocese de Roma, pelos prelados auxiliares, pelo Vigário Episcopal da respectiva Região ou por outro sacerdote expressamente designado pelo ordinário local. Esta cerimônia deverá ser realizada obrigatoriamente durante uma Celebração Eucarística e deverá ser registrada em ata, assinada pelas autoridades eclesiásticas presentes e anexada aos arquivos diocesanos, onde se encontram os registros da chancelaria, e uma cópia armazenada nos arquivos da Paróquia.

Esta provisão é válida até não mandarmos o contrário. Revoguem-se todas as disposições que dizem o contrário.

Recomendamos o pastoreio deste nosso irmão, com o rebanho presente nesta comunidade, ao patrocínio da Beatíssima Virgem Maria, Nossa Senhora das dores, concebida sem pecado, para que ilumine sempre o reto caminho a ser seguido e fortaleça o desenvolvimento do trabalho evangelizador.  

Dado e passado em Roma, na sede deste vicariato geral, aos décimo primeiro dia do mês de setembro de dois mil e vinte e quatro do ano da graça do Senhor.

✠ Victor Maurino Cardeal Santana 
Vigário-Geral

Pe. Flávio Wojtilla,
Chanceler do Bispado

domingo, 8 de setembro de 2024

Decreto N° 007/24 - Nomeações do gonverno pastoral

 Prot N° 007/24

 

Diœcesis Urbis

DOM VICTOR MAURINO CARDEAL SANTANA
POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA
VIGÁRIO GERAL PARA A DIOCESE DE ROMA

Aos diletos sacerdotes, diáconos e todo o nosso rebanho de fiéis espalhados por todo o orbi romano, saúde e paz da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

    «Atentos as necessidades pastorais de nossas igrejas e santuários e com a responsabilidade sagrada de cuidar do rebanho de Deus, vimos por bem, conceder novas provisões aos nossos sacerdotes para o serviço do Povo  de Deus nas diversas comunidades dispersas em nosso território. Desse modo, sustentados por nossa autoridade, concedida pela Sé Apostólica e pelo Romano Pontífice, decidimos por bem NOMEAR o que se segue:

  • Para o Ofício de Chanceler do Bispado, o Rev. Padre Flávio Wojtila
  • Para o Ofício de Secretário do Bispado, o Rev. Padre Arthur Antônio 
  • Para o Ofício de Mestre de Cerimônias Episcopal, Vacante.
    Atendendo também as necessidades paroquiais e em conformidade com o decreto 004/24 de criação das regiões episcopais, decidimos por bem NOMEAR os novos ofícios de párocos, vigários paróquias, administradores paroquiais e vigários episcopais de nossa Diocese, como se segue: 

NOMEAÇÕES PARÓQUIAIS

VICARIATO EPISCOPAL DE TREVI
Vigário Episcopal: Dom Luiz Ferreira Cardeal Oliveira

Basílica de São Pedro(Nomeado pelo Santo Padre)
Cardeal-Arcipestre: Dom Ginaldo Emanoel Cardeal Fernandes 

Basílica de São Paulo Fora dos Muros(Nomeado pelo Santo Padre)
Cardeal-Arcipestre: Dom Victor Maurino Cardeal Santana 

Igreja Santos Anjos (Diaconia de Nossa Senhora das graças)
Cardeal-titular: Dom Antonio Cardeal Gioseppe 

Paróquia Nossa senhora das dores (Sede Suburbicária de Albano)
Cardeal-titular: Dom Victor Maurino Cardeal Santana 
Pároco: Vacante 
Vigário-Paroquial: Vacante 
 
VICARIATO EPISCOPAL DE MONTI
Vigário Episcopal: Pe. Flávio Wojtla

ArquiBasílica de São João de Latrão(Nomeado pelo Santo Padre)
Cardeal-Arcipestre: Dom Luiz Ferreira Cardeal Oliveira 

Basílica de Santa Maria Maior(Nomeado pelo Santo Padre)
Cardeal-Arcipestre: Vacante

Basílica de São Fracisco de Assis (Diaconia do Sagrado coração de Jesus, Sede da ordem fraciscana) 
Reitor: Pe. Flávio Wojtila
Vigário-Paroquial: Vacante

Paróquia Sagrado Coração de Jesus e de Maria e Capela dos Santos Arcanjos (Sede Suburbicária de Óstia, Sede da ordem Salvatoriana)
Cardeal-titular: Dom Ginaldo Emanoel Cardeal Fernandes 
Pároco: Pe. Arthur Antonio 
Vigário-Paroquial: Vacante

    Que este momento de nomeação seja visto não apenas como uma designação administrativa, mas como um ato sagrado de comunhão entre Deus e seu povo, e como uma expressão tangível do amor divino que nos une como uma família de fé. Que cada padre, ao assumir seu novo papel, seja fortalecido pelo Espírito Santo e capacitado para servir com zelo, compaixão e sabedoria, refletindo assim a presença viva de Cristo em meio a nós.

O presente decreto entrará em vigor na data de sua publicação. Até não mandarmos o contrário se mantém e revoga todas as disposições contrárias.

Dado e passado em Roma, na sede deste vicariato geral, aos oito dias do mês de Setembro de dois mil e vinte e quatro do ano da graça do Senhor.


Dom Victor Maurino Cardeal Santana 
Vigário-Geral